quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Third Trip - swistzerland

A viagem
Aqui na Irlanda também rola uns feriados, são chamados "bank holiday". Eles simplesmente escolhem algumas datas durante o ano justamente pra galera dar uma descansada. Bom, e aproveitando esse feriado fui viajar. Pra onde? Suiça amigo!!!!

Foi meio que de última hora, mas não poderia ter dado tão certo. Comprei a passagem da Mariana, uma brasileira que esta voltando pro Brasil e que havia combinado de viajar com seu amigo, Wagner, gente finíssima. Detalhe que eu não conhecia nenhum dos dois.

Anyway, não podia ter dado mais certo. Saímos de Dublin com destino a Zurich e depois pegamos um trem ( trem???parecia uma nave) rumo a Luzern. Luzern foi a cidade que a seleção ficou por um período antes de embarcar pra Alemanha na última copa.



Chegamos em Luzern por volta das 16h00. A cidade é muito bonita e preservada. As montanhas ao fundo parecem que foram pintadas a mão. Um grande cenário de fundo e como não podia ser diferente relógio pra tudo quanto é lado.



No domingo pela manhã fomos pra outra cidade chama Engelberg onde tem uma estação de ski chamada Titlis. Para chegar até lá tem que pegar um bondinho e depois um outro bonde maior chamado Rotair. A montanha tem 3820m e a vista da cidade é fantástica. Ainda sobrou um tempinho pra visitar o centro da cidade e conhecer alguns pontos turísticos.










Tivemos uma putsa sorte por que o dia estava ensolarado e as fotos ficaram show de bola.
Na Segunda-feira rolou um city tour pela cidade de Zurich e como está sendo de costume fui conhecer o principal estádio de futebol de Zurich.



Transporte
O transporte na Suiça é uma coisa de outro mundo, a começar pela pontualidade dos trens e ônibus. Impressionante! O conforto e eficiência não ficam por menos. No caso do trem rumo Zurich - Luzern além de ser 2 andares o trem não fazia um barulho se quer e muito confortável.






People
Acho que o que me chamou mais atenção na Suiça foi a educação das pessoas e da cordialidade com o turista. Um exemplo disso foi o simples fato de estar andando na rua com um mapa na mão e questão de 200 metros duas pessoas pergutaram se eu precisava de ajuda e para onde estava indo.

A educação do europeu chama atenção, mas pode ter certeza que não são todos os países que isso acontece. Ah, isso aconteceu também na máquina de emissão de ticket de ônibus também. O idioma da Suiça é o alemão mas é um dialeto diferente. Parte da Suiça fala francês também. Quanto ao inglês nem preciso comentar.

Pronuncia perfeita! Sem comentários.
Outro exemplo de educação é que até máquina de salgadinho e refrigerante você encontra na rua. Sem vandalismo nem nada.




Dicas
Caso queira visitar outras cidades próximas a Zurich compre o ticket de ida-e-volta logo quando chegar na estação de trem que fica ao lado do aeroporto no caso de Luzern foi 27,00 francos Suiços. O Franco-Suiço tem valor inferior ao Euro, porém fique esperto na cotação do dia e geralmente o troco é em Franco-Suiço. Mesmo com essa "vantagem" os preços dos alimentos, roupas e bebidas são bem mais altos se comparados com Dublin (que já não são nada baratos).
Fique muito atento a horários de trens, ônibus ou seja lá o que for. Eles não atrasam e respeitam muito aos horários. Procure sempre se informar se o hostel ou hotel tem tickets dos passeios. Pagando em euro você pode obter um bom desconto.

Um comentário:

  1. Muito bom...me fez lembrar de todas as nossas conversas durante a viagem. O engraçado é perceber que cada um tem sua visão particular da viagem e isso fica muito interessante. Parabéns pelo blog e até a próxima trip...abraço..Wagner.

    ResponderExcluir